Serviços

Os cães e gatos fazem parte da família, e para que esta viva em harmonia a qualidade de vida dos animais deve ser cuidadosamente observada. Inúmeras pesquisas comprovam que os animais têm sentimentos, sofrem, podem ter prejuízos psicológicos e físicos devido ao estresse, e portanto necessitam de muitos cuidados quanto à sua saúde mental. A especilização da Medicina Veterinária na área de Comportamento Animal é ainda recente no Brasil e tem como objetivo a melhora do bem estar e da saúde mental dos animais, levando em conta também o melhoramento da convivência com os tutores no lar. Pretendemos construir um vínculo forte com o cliente através do olhar de cada cão ou gato como um ser único, com características subjetivas e individuais, da observação cuidadosa de cada família com suas múltiplas facetas e limitações, da busca incessante pelas melhores medidas de prevenção, pelo tratamento mais adequado às necessidades de todos e da avaliação da melhor forma de transmitir as informações para os tutores.

É muito importante lembrar que não existe um tratamento padrão para nenhuma situação comportamental. Cada caso é um caso, cada animal é um indivíduo com uma história de vida diferente, portanto com características subjetivas e contexto de vida único. Quando falamos em comportamento, seja humano seja animal, estamos falando de situações extremamente complexas, sem uma causa única isolada, ou seja: com múltiplas origens e que provavelmente já foram reforçadas por certo tempo. Assim, quando avaliamos o caso e desenvolvemos um tratamento, prestamos atenção nas diferenças individuais do animal, da família e da moradia. As soluções são desenvolvidas caso a caso de acordo com as circunstâncias e recursos disponíveis.

Todo o trabalho da Dra. Carolina é baseado em experiência profissional, pesquisa e estudos científicos das mais importantes universidades internacionais e nacionais, e de especialistas em comportamento animal. Visamos a atualização profissional e por isso estamos presentes, sempre que possível, em congressos e cursos internacionais.


Observação: Ressaltamos que este não é um trabalho de adestramento, mas de detalhada avaliação e tratamento médico e psicológico do caso específico, além de educação continuada dos tutores quanto ao quadro. O trabalho do adestrador/comportamentalista animal que se utiliza de técnicas de reforçamento positivo, clicker e que não utiliza punição é um trabalho também muito sério, mas o foco do trabalho é diferente do exercício da Medicina Veterinária.

A consulta comportamental:
A primeira consulta comportamental tem duração aproximada de duas horas e consiste na coleta de informações aprofundadas sobre o histórico geral, médico e comportamental do animal, assim como a caracterização do contexto familiar e do lar. Seguimos uma política de confidencialidade e todo e quaisquer dados obtidos são estritamente confidenciais, sendo utilizados apenas pela Dra. Carolina Rocha para análise durante o tratamento. Qualquer dúvida, estamos à disposição para esclarecimentos.

O acompanhamento do caso:
O acompanhamento do caso é efetuado diretamente pela médica veterinária Carolina Rocha através de consultas de retorno regulares, e também durante todo o tratamento através de recorrente contato telefônico e eletrônico. Através desse contato e disponibilidade constante desejamos restaurar os valores do antigo médico de família e trazê-los para a área da Medicina Veterinária comportamental. O médico de família era aquela pessoa em quem a família confiava e que estava sempre disponível para o paciente, lutando do seu lado para a melhoria do quadro e a satisfação do cliente. A confiança para Carolina é fundamental para a construção de um laço forte, que deve ser construído e reconstruído constantemente por ambos os lados da relação.

Os serviços:
Fazemos o atendimento clínico nas seguintes áreas:

- Auxílio na seleção de um novo companheiro animal (cão ou gato): desde a escolha da espécie, raça e indivíduo até a consultoria para cuidados com o animal e prevenção de problemas comportamentais.

- Auxílio na resolução de dificuldades de relacionamento (eliminação em local inadequado, puxar quando passeia e etc) que podem, posteriormente, ser posicionadas como parte de um transtorno comportamental.

- Tratamento de problemas comportamentais que podem acometer os cães e gatos, como: agressividade, comportamento ansioso, eliminações (coco e xixi) em locais indesejados, ansiedade de separação relacionada aos tutores, problemas com alimentação (obesidade, compulsão por um tipo de alimento ou por algo que não seja alimento), medos ou fobias (fogos de artifício, sons altos, pessoas, animais etc), comportamentos compulsivos (o lamber excessivo, marcação com urina, perseguição etc), destruição de objetos, disfunções cognitivas (comum em animais idosos), vocalização excessiva, dentre outros.

- Prevenção de problemas comportamentais e de saúde geral: desbalanços na saúde mental do animal podem levar à diversas doenças físicas devido à interação corpo e mente. Alguns problemas de saúde geral que podem ser desencadeados ou agravados são: problemas cardiovasculares, alterações de apetite, doenças gástricos, metabólicas, intestinais, endócrinas e reprodutivas. Uma maneira de evitá-los é o cuidado com a saúde mental de seu animal.

- Consultoria para seleção e cuidados de animais para interações assistidas por animais.

- Consultoria de saúde mental e bem estar animal para canis, gatis, creches e hotéis.

- Consultoria de relacionamento com animais domésticos para condomínios.

- Palestras e cursos sobre comportamento animal geral e em interações assistidas por animais.